Muitas pessoas sempre ficam com duvidas a respeito da alimentação, a nutricionista Simone Procopio nos da 10 dicas para uma alimentação saudável.

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Dez dicas para uma alimentação saudável !

Para ajudar as pessoas a ter uma dieta equilibrada, o Ministério da Saúde criou os 10 mandamentos da alimentação saudável. São atitudes que devemos tentar seguir no nosso dia-a-dia. Anote e aproveite:

1) Comer frutas e verduras. Por serem alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras. Pois elas melhoram a pele, unhas, disposição para as atividades do dia a dia e melhoram o funcionamento do intestino, entre outras coisas;

2) Para cada 2 colheres de arroz, comer 1 de feijão. Esses dois alimentos se complementam, principalmente no que diz respeito às proteínas (a proteína que falta em um, tem no outro e vice-versa). O hábito bem brasileiro de comer o arroz com feijão tem sido bastante recomendado!

3) Evitar gorduras e frituras. Comer em excesso alimentos ricos em gorduras pode provocar o aparecimento de doenças como a obesidade, doenças cardiovasculares, hipertensão e diabetes.

4) Usar 1 lata de óleo para cada 2 pessoas da casa por mês. Essa medida serve para a pessoa ter uma idéia da quantidade de óleo que deve ser usada no preparo dos alimentos. O importante é não correr o risco de usar óleo em excesso.

5) Realizar no mínimo 3 refeições principais e 1 lanche por dia. O ideal é comer de 3 em 3 horas. Isso evita longos períodos em jejum. O melhor é comer mais vezes por dia, mas em menores quantidades (aumentar a freqüência e diminuir o volume). Quem fica muitas horas sem se alimentar acaba sentindo bastante fome e comendo exageradamente, além de acumular a gordura e queimar a massa magra (músculos) — o mesmo acontece com quem não tem hora certa para comer ou “pula” uma das refeições.

6) Comer com calma e não na frente da TV. Quando a pessoa come com pressa, além de não saborear o alimento, demora mais tempo para ficar satisfeita e por isso come mais. É como se ela não desse tempo suficiente para o organismo “perceber” a quantidade de alimento ingerida. Comer e assistir à televisão ao mesmo tempo faz com que a pessoa se distraia e não controle a quantidade de alimentos que está consumindo(engorda). Além disso, as propagandas de produtos alimentícios despertam ainda mais o apetite e, por conseqüência, a gula.

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7) Evitar doces e alimentos calóricos. É importante observar não só a quantidade, mas também a qualidade dos alimentos, pois muitos deles são pobres em nutrientes e ricos em calorias – em geral os doces e alimentos gordurosos. Comer exageradamente esses alimentos facilita o surgimento de doenças como obesidade, diabetes e doenças do coração, entre outras. Não é proibido comê-los, mas devem ser evitados o máximo possível.

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8) Comer de tudo, mas caprichar nas verduras, legumes, frutas e cereais. Não é preciso “cortar” nenhum alimento da alimentação. Basta prestar atenção nas quantidades e dar preferência aos alimentos ricos em nutrientes, ao invés de calorias.

9) A ingestão de líquidos durante todo o dia é de muita importância, mas devem ser evitados junto às refeições. Devem ser ingeridos no mínimo 8 copos de água por dia ou outros líquidos.

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10) Atividade física: duração e freqüência. O Colégio Americano de Medicina Esportiva recomenda no mínimo 3 vezes por semana de exercícios físicos. Cada um deve escolher uma atividade que lhe agrade, convidar um amigo para se sentir incentivado e buscar a orientação de um professor de Educação Física. O que não pode é ficar parado!

Com essas dicas você já começa a equilibrar sua alimentação, melhorando seu hábito alimentar e sentindo-se melhor !!! Qualquer duvida você pode entrar em contato com a nutricionista:
Será um prazer atendê-lo, entre em contato.
EMAIL: sinutricao@yahoo.com.br
MSN: simoninha.nutri@hotmial.com
TWITTER: http://twitter.com/#!/sinutrir

Texto da Nutricionista Simone Procopio.
sinutrir.com.br

Texto: Taís Braga (Personal trainer)
Educadora Física, especialista em grupos especiais.

Graduada em educação física desde 2008, pós graduada em grupos especiais, atua no mercado de personal Trainner, atendendo em academias, condomínios, casas. Atendimento presencial e on-line. Estudante de psicomotricidade.

2 respostas a “10 DICAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL!”

  • Long time reader, first time commenter — so, thought I’d drop a comment..
    — and at the same time ask for a favor.

    Your wordpress site is very simplistic – hope you don’t
    mind me asking what theme you’re using? (and don’t mind if I steal
    it? :P)

    I just launched my small businesses site –also built in wordpress like yours– but the theme slows (!)
    the site down quite a bit.

    In case you have a minute, you can find it by searching for “royal cbd” on Google (would
    appreciate any feedback)

    Keep up the good work– and take care of yourself during the coronavirus scare!

    ~Justin

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