20121006-155930.jpg

Benefícios da ingestão de água

Água é essencial para a saúde e o bem-estar. Ela ajuda a emagrecer, faz maravilhas por nossa pele e melhora significativamente o funcionamento do organismo. Além disso, beber esse “líquido precioso” dá energia e harmonia ao nosso corpo, alivia a tensão no trabalho e até melhora o seu humor.

Um estudo americano publicado no “The Journal of Nutrition” afirma que uma leve desidratação já causa variações no humor. Pesquisadores avaliaram participantes que fizeram caminhada em uma esteira por 40 minutos e descobriram que, ao perderem apenas 1% do peso corporal em líquidos, eles demonstraram piora no humor, na concentração e na energia. Mais um motivo para andar com uma garrafinha de água a tiracolo.

Uma pessoa seria capaz de suportar até 200 dias sem comer. Sem água, porém, a resistência é bem menor: após cerca de 36 horas o organismo começa a entrar em colapso.

Siga @tais_braga no Twitter agora e fique sempre atualizado.

Não existe uma quantidade certa de líquido a ser ingerida por dia. O ideal é que se produza diariamente pelo menos dois litros de urina.

Não se atenha a um tipo de líquido apenas: faça um rodízio. Vale tudo, desde que exista variação.

As pessoas que têm o hábito de beber água, possuem menos possibilidade de ter problemas de cálculo renal. Beber água ao acordar prepara o corpo para absorver melhor as vitaminas que serão consumidas no café da manhã. Com isso, o indivíduo se sente melhor. Outro benefício é que o líquido ajuda na produção do suco gástrico, evitando, dessa forma, a gastrite.

No entanto, o algumas pessoas sentem uma sede intensa. Isso pode representar sintomas de dois tipos de diabetes – mellitus e insipidus. Quem se esquecem de tomar água, por isso desenvolvem infecção urinária, cálculo renal, entre outras.

Outros benefícios da água: Digestão

A água desempenha um papel essencial em quase todas as funções do nosso corpo, tais como a digestão, absorção e transporte de nutrientes e desintoxicação (a partir dos 25 anos, o corpo começa a perder água naturalmente).

Toxinas: Bye-bye, celulite

Beber água filtra e dilui as toxinas, facilitando o processo de excreção do corpo, regula a nossa temperatura corporal, acelera o processo de emagrecimento, ajuda a combater a acne, a celulite, as estrias.

Pele

A água evita também que a sua pele fique ressecada e seus cabelos, muito fracos.

Dose certa

A dose correta é individual, especialistas sugerem uma ingestao de dois a quatro litros de água por dia.

Infecções – Respiração

Beber água mantém as mucosas do sistema respiratório convenientemente hidratadas e diminui
o risco de infecções virais, como a gripe. A água também ajuda a limitar a incidência de ataques de asma.

Saliva – Gengivite

A saliva, que contém substâncias antibacterianas, diminui, se não bebermos água. Isso favorece a
presença de bactérias que provocam gengivites, cáries e outras doenças da boca.

Então ficou mais do que claro a impotência de ingerir água, né!?

Por: Taís Braga (Personal trainer)
Educadora Física, especialista em grupos especiais.

20121006-155952.jpg