Você respeita a pausa entre as séries dos exercícios?
Ao desenvolver o programa de treinamento, seu professor se baseia em normativas sugeridas pela literatura. Entre elas estão a pausa que são os intervalos de descanso entre os exercícios. Existem várias formas de realizar a pausa, entenda porque é importante seguir o que o professor prescreve. A duração da pausa tem variado normalmente de um a três minutos para o treinamento da hipertrofia.
Este fator é extremamente importante para o sucesso do exercício, pois, por meio dele, podemos regular os estímulos fisiológicos que desejamos obter.
Siga @tais_braga no Twitter agora e fique sempre atualizado.
As adaptações neurais
Considerando os fatores neurais, recomenda-se um maior intervalo de descanso entre as séries para haja uma melhor recuperação do sistema nervoso e energético, o que possibilitará ativar uma quantidade suficiente de unidades motoras capazes de suportar a mesma carga e realizar o mesmo trabalho na próxima série.
Treino em circuito
O treinamento em circuito, é realizado em uma seqüência de exercícios, também chamados de estações, em que o aluno executa cada exercício com uma série de repetições e carga, de acordo com o objetivo específico do treinamento, e praticamente sem intervalo passa para o outro, este treinamento mostrou-se eficiente para melhoria da resistência cardiorrespiratória e também atende a quem esteja num processo de emagrecimento.
Fique ligado
Se você anda batendo muito papo durante o seu descanso, está perdendo tempo! Cada pessoa tem o seu objetivo, e isto muda tudo na formulaçào do seu treino. Faça o intervalo corretamente, os resultados serão bem melhores!
Pesquisa
Pesquisas recentes tem demonstrado que o intervalo de recuperação entre as séries é uma importante variável que afeta tanto as respostas agudas quanto crônicas de um programa de treinamento com pesos.
Os professores do Laboratório de treinamento na Musculação da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, desenvolveram uma pesquisa para análise de dois treinamentos com diferentes durações de pausa entre séries baseadas em normativas previstas para a hipertrofia muscular em indivíduos treinados.
Segue abaixo o anexo do artigo para você conferir.
Análise de dois treinamentos com diferentes durações de pausa entre séries baseadas em normativas previstas para a hipertrofia muscular em indivíduos treinados
Por: Taís Braga (Personal trainer)
Educadora Física, especialista em grupos especiais.