COMPARAÇÃO DO DESEMPENHO NO TESTE DE UMA REPETIÇÃO MÁXIMA
UTILIZANDO DOIS DIFERENTES PROTOCOLOS

Você já ouviu falar de RM?

RM é a sigla de repetição máxima que é o termo usado para indicar o peso máximo que cada um de nós pode erguer apenas uma vez para um determinado movimento ou exercício.

Siga @tais_braga no Twitter agora e fique sempre atualizado.

Como é realizado o teste de RM?

A Repetição Máxima representa uma referência para as pesquisas que investigam o efeito do treinamento de força na musculação. Os professores do Laboratório do treinamento na Musculação da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, desenvolveram uma pesquisa comparando o desempenho no teste de uma Repetição Máxima utilizando dois diferentes protocolos. O objetivo do estudo foi comparar o desempenho no teste de uma repetição máxima (1RM) utilizando dois diferentes protocolos no exercício supino livre.


No protocolo A o peso deveria ser deslocado durante uma repetição por tentativa até que ocorresse falha na tentativa seguinte.
No protocolo B os indivíduos deveriam deslocar o peso por duas repetições em cada tentativa, e o maior peso que poderia ser deslocado até uma falha ao levantar o peso na segunda repetição da tentativa foi considerado como representativo do 1RM. Verificou-se diferença significativa no desempenho entre os protocolos A e B.


O estudo completo esta disponível para você logo abaixo, confira este e outros artigos com temas variados em nosso Blog.

1_RM_-_Maringá

Texto: Taís Braga (Personal trainer)
Educadora Física, especialista em grupos especiais.