O treinamento em circuito é uma proposta utilizada para desenvolver a aptidão física. Podemos direcionar de acordo com o objetivo de cada aluno o treino, um exemplo comum consiste em uma série de exercícios resistidos, alternados por seguimentos corporais, intervalados com treino aeróbio. Os treinos são muito dinâmicos e o atleta/aluno pode experimentar diferentes tipos de exercícios de musculação, corrida, ciclismo, step, ginástica entre outros.

O número de exercícios, materiais utilizados e o tempo de execução de cada exercício serão determinados pelo profissional de acordo com os objetivos de cada aluno, sua modalidade e seu nível de condicionamento físico.

O circuito é um método de treinamento que foi originalmente proposto por Morgan e Adamson em 1953 na Inglaterra. Durante o inverno, impossibilitados de treinar nos campos abertos ao ar livre, os ingleses criaram um método de treinamento que poderia ser realizado em espaços menores e serviria para manter ou desenvolver as capacidades físicas dos atletas.

Este tipo de proposta pode servir para quebrar a rotina de treinos, melhorar o condicionamento físico geral, desenvolver valências físicas específicas, fortalecer os grupos musculares e aumentar o gasto calórico.

Sendo assim o treinamento em circuito pode ser um grande aliado no emagrecimento. Em diversos estudos publicados o treinamento em circuito aparece como uma ótima opção para quem quer emagrecer de forma saudável e definitiva.

A maioria da população pode desfrutar dos benefícios deste treinamento, desde uma criança como recreação quanto uma pessoa adulta como parte especifica do processo de treinamento. Em uma única sessão o praticante pode queimar até 200 calorias em apenas 30 minutos.

Quanto mais intenso o exercício maior é o gasto energético, sendo assim as atividades que promovem um gasto calórico considerável podem ser interessantes para programa de emagrecimento. Emagreça de uma forma saudável e divertida com o treinamento em circuito, procure orientação profissional e bons treinos.

Por: Taís Braga (Personal trainer)
Educadora Física, especialista em grupos especiais.

20120825-163228.jpg