Atualmente a Fibromialgia é uma das doenças reumatológicas mais frequentes, caracterizada por dor muscular generalizada no corpo acompanhada de sintomas de fadiga, alterações de sono, memória e humor.

Segundo alguns estudos, a prevalência é maior em mulheres entre 35 a 44 anos e geralmente os sintomas aparecem após um trauma físico, uma cirurgia, uma infecção ou uma tensão psicológica significativa. O fator genético pode estar relacionado também, entretanto até agora não foi descoberto o gene causador da doença.

O principal sintoma comum em todos é de muita dor, sendo esta até mesmo tão intensa que impede o enfermo de praticar atividades simples e corriqueiras do dia a dia e muitas vezes quase não conseguem realizar alguns exercícios.

Diagnosticando a Fibromialgia

O diagnóstico é clínico e baseado na dor do paciente, devendo esta ser difusa e presente há mais de três meses.

Para a confirmação do diagnóstico, usa-se como referência a palpação de 18 pontos anatômicos sendo positivo na presença de dor em 11 dos 18 pontos dolorosos.

Principais Sintomas

1) Dor crônica Generalizada: Principalmente no período da manhã que ocorre em ambos os lados do corpo, acima e abaixo da cintura, porém com ênfase maior na cervical, costas (região lombar) e membros inferiores.

A dor associada à fibromialgia muitas vezes é descrita como uma dor difícil de caracterizar, nem forte nem aguda, que poderíamos chamar de dor “cansada” e constante.

2) Fadiga: Pessoas com fibromialgia despertam-se já referindo cansaço, mesmo dormindo por horas suficientes, definindo um “sono não reparador” dificultando o ânimo do aluno de praticar os exercícios físicos.

3) Dificuldades Cognitivas:Alguns alunos relatam dificuldade em memorizar algum lembrete ou falta de concentração com raciocínio prejudicado, assim como problemas de linguagem, tais como dificuldade para se recordar e falar palavras comuns.

4) Outros Problemas: Muitas pessoas que têm fibromialgia também podem apresentar dores de cabeça tensionais, disfunção da articulação temporomandibular, síndrome do intestino irritável, ansiedade e depressão.

Proporcionando Bem Estar ao Aluno com Fibromialgia

Limitações funcionais decorrentes da fibromialgia e do envelhecimento implicam em mudanças diretas no bem-estar e qualidade de vida.

A manutenção da independência física, psíquica e social, frequentemente impactadas pela fibromialgia, é importante na preservação da autonomia funcional e qualidade de vida destes pacientes, que são fatores importantes na manutenção de habilidades motoras e prevenção da dor.

Sabe-se que dentro dos tratamentos alternativos para a fibromialgia incluem exercícios físicos diários de preferência exercícios de baixo impacto para a articulação.

O foco no treinamento deve ser no alongamento da musculatura global, melhora da postura e no fortalecimento muscular. 

O exercício físico na fibromialgia proporciona ao doente o aumento de neurotransmissores como a serotonina e o aumento de hormônios como o GH (hormônio do crescimento), além de outras alterações sistêmicas que contribuem diretamente para a melhora da dor, da qualidade do sono, da fadiga, da ansiedade e de outros sintomas. 

Avaliação Correta para Traçar Objetivos

Sabe-se que cada aluno com fibromialgia terá uma queixa específica de dor acentuada em um ponto/músculo específico.

Para isso, é muito importante o profissional realizar uma boa avaliação para assim, tratar especificamente a queixa do aluno, sempre visando proporcionar uma melhora do quadro ao final da aula.

No paciente com fibromialgia, o maior objetivo, além de aliviar a dor, é fornecer um ganho na flexibilidade através dos exercícios, o que contribui para um desempenho físico, reduzindo as necessidades de energia para o movimento das articulações.

Dessa maneira, diminuindo as tensões nos tecidos, e consequentemente evitando posições que exigem muito do aluno, e consequentemente reduz a fadiga precoce que prejudica a qualidade de vida deste paciente.

Exercícios para Combaterem a Dor

A maioria dos pacientes com fibromialgia chegam com queixa de dor em cervical, coluna lombar e membros inferiores.

Seria mais indicado iniciar a aula enfatizando alongamentos de cadeia posterior. Com o intuito de promover um alívio mais rápido e eficaz das tensões musculares e dor do paciente com fibromialgia.

Conclusão

Fibromialgia é uma patologia que acomete o corpo do ser humano podendo causar muita dor.

Por isso, quando um paciente/aluno possui fibromialgia é importante que ela faça um tratamento especializado na causa para que esta dor possa ser melhorada.