Estas 5 dicas simples de mudança de hábitos podem ajudar a ter mais saúde. 

Bons hábitos são regados de determinação e persistência.

1. Organize sua alimentação

Seu corpo tem que aprender qual a hora de dormir, acordar e comer. Isso fará ele funcionar melhor, irá evitar a fome frequente e as idas noturnas à geladeira, que são as que mais engordam. Além disso, descansar pelo menos 7 horas por noite dá ânimo para cumprir os compromissos, fazer mais exercícios e resistir às tentações.

Existe hoje em dia várias estratégias de alimentação, aquelas que só come quando se tem fome (entenda que fome e vontade de comer são coisas distintas). Tem aquela linha que se come de 3/3hs. Tem a linha que faz jejum, e tem também quem faz restrições alimentares (comem somente proteína).

Como escolher? Primeiro você tem que se permitir experimentar e descobrir o que de fato funciona para você.

Eu por exemplo não gosto de extremismos, sou adepta a alimentação saudável regrada. Nada de cortar alguma coisa, mas sim saber escolher o que fará bem pro meu corpo.

2. Beber mais água durante o dia

Deve-se beber muitos líquidos entre as refeições, pois isso irá ajudar diminuir a fome e a retenção de líquidos porque quanto mais água você bebe, mais urina seu corpo produz, e com a sua eliminação também saem as toxinas que prejudicam o emagrecimento.

  • O que você pode beber: água, água de côco, sucos naturais sem açúcar adicionado (não servem os sucos de pacote), chás sem açúcar;
  • O que você não pode beber: refrigerantes, sucos de caixinha, achocolatados e bebidas alcoólicas.

Os líquidos devem ser ingeridos preferencialmente até meia hora antes e depois das refeições. A quantidade de água recomendada necessária varia entre 1,5 e 2 litros por dia.

3. Fazer algum exercício físico

O tipo do exercício não é o mais importante, mas sim aproveitar todas as chances para queimar calorias sempre que possível. É importante que pratique uma atividade pelo menos 3 vezes por semana, assim como na alimentação é importante descobrir o que te motiva. Além disso, algumas atividades e escolhas diárias podem fazer toda a diferença, por isso experimente: 

  • Subir escadas ao invés de usar o elevador;
  • Descer uma ponto antes do trabalho ou da escola e caminhar o restante do percurso;
  • Sair para um passeio de 10 min depois do almoço;
  • Levar o cachorro para passear à noite.

Para aumentar o gasto de energia, tente fazer caminhadas de pelo menos 45 min, 3 vezes por semana, pois esse é um dos melhores exercício físico para perder peso, mas faça também alguns exercícios de resistência como a musculação, para complementar o treino.

4. Comer de tudo, mas pouca quantidade

O corpo precisa de todos os nutrientes e dietas que proíbem os carboidratos fazem com que o peso aumente novamente pouco tempo depois. Assim, as melhores dicas são:

  • Preferir leites e derivados desnatados;
  • Adicionar 1 colher de sobremesa de sementes no sucos e iogurtes, como linhaça e chia;
  • Comer 3 castanhas ou 3 amendoins por dia;
  • Escolher apenas uma fonte de carboidrato por refeição: biscoito simples ou pão nos lanches; arroz, batata ou macarrão no almoço ou no jantar;
  • Comer salada crua antes do almoço e do jantar todos os dias;
  • Comer pelo menos 3 frutas por dia, no café da manhã, almoço e jantar ou em cada lanche do dia.

Mesmo em pequenas quantidades durante o dia, as frutas e legumes fornecem muitas fibras e vitaminas e, por isso, é fonte de saúde e ajuda a emagrecer e perder barriga.

5. Tenha metas realistas

As metas de vida devem ser realistas, ou seja, desafiar a evolução sem que sejam inalcançáveis.

Mantenha a calma, pense no tempo que precisa para cada atividade e estabeleça metas realistas sempre que puder.